WinSCP
Uma ferramenta para aceder à sua conta do DEE, no servidor AVE
(última actualização: 20.12.2005 - 14:26)


Introdução
Requisitos
Obter a aplicação WinSCP
Instalar a aplicação WinSCP, passo a passo
Aceder à sua conta do D.E.E., no servidor AVE
Intercâmbio de ficheiros entre o computador de trabalho e o servidor AVE
Problemas no acesso ao servidor


Introdução

Se é membro do Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE) e possui uma conta (espaço físico para alojamento de ficheiros e/ou página WEB) no servidor AVE deste departamento, esta página propõe-lhe um método para aceder à sua conta. Este método recorre à utilização da aplicação WinSCP.

A aplicação WinSCP é uma ferramenta gratuita para Microsoft Windows. Trata-se de um cliente SFTP (SSH File Tranfer Protocol) que recorre a funcionalidades do SSH (Secure SHell) para executar tarefas semelhantes às do Explorer do Windows, entre máquinas distintas. Isto presupõe que estas máquinas estejam ligadas entre si através de uma rede.

Mais informação sobre tudo o que respeita esta aplicação está disponível no site dedicado à mesma, na Internet, em: http://winscp.net/eng/index.php.

topo da página

Requisitos

Para poder aceder à sua conta do servidor AVE, deverá atender aos seguintes requisitos:
A aplicação WinSCP deverá funcionar em qualquer computador que seja operado em Microsoft Windows 95 ou numa versão mais recente deste Sistema Operativo (Windows 98, 98SE, Me, XP).

topo da página

Obter a aplicação WinSCP

O ficheiro de instalação do WinSCP pode ser descarregado para o seu computador clicando na figura abaixo deste texto. Se preferir, pode obter este mesmo ficheiro desde o site do seu produtor, aqui: http://winscp.net/eng/download.php.



Este ficheiro é apenas necessário para a instalação da aplicação WinSCP. Assim, uma vez o WinSCP instalado com sucesso no seu computador, poderá apagar o ficheiro de instalação ou guardá-lo algures (pasta ou CD-ROM com softwares de instalação, backup, etc...) para uma eventual reinstalação.

topo da página

Instalar a aplicação WinSCP, passo a passo

Uma vez descarregado o ficheiro de instalação, para iniciar a instalação da respectiva aplicação, faça um duplo clique sobre o ícone deste ficheiro. Este ícone deverá ser semelhante a um dos ícones exemplificados abaixo:

ou

Após ter executado um duplo clique neste ícone, aparecerá uma janela semelhante à exemplificada na figura abaixo:



No menu dropdown desta janela poderá escolher a linguagem na qual o processo de instalação será executado. Isto é, as mensagens que aparecerem durante o resto do processo de instalação estarão escritas na linguagem escolhida. Neste tutorial, utilizar-se-á a opção "English" (opção por omissão). Portanto, clique no botão OK.

Após clicar no botão OK da janela anterior, deverá aparecer a janela seguinte (imagem abaixo):



Esta janela é uma janela de boas vindas e recomendações. Normalmente, é possivel prosseguir com a instalação do WinSCP sem ter de terminar as eventuais outras aplicações em curso no computador. Então, clique no botão 'Next' desta janela para passar à seguinte (abaixo):



A janela que aparece (acima) apresenta o texto integral da "GNU GENERAL PUBLIC LICENSE" ou, Licença de Utilização Pública que enuncia os direitos e deveres do utilizador da aplicação que está prestes a ser instalada no computador. Avançar com a instalação da aplicação significa que foram aceites os termos de utilização da mesma. Sendo certamente este o caso, clique no botão 'Next' para passar à janela seguinte (abaixo):



Esta janela (acima) permite ao utilizador instalar a aplicação no local que pretender. Normalmente o destino que aparece por omissão (C:\Program Files\WinSCP3) é uma boa escolha.

Note-se que este exemplo foi realizado sobre a versão inglesa do Microsoft Windows XP. Na versão portuguesa deste Sistema Operativo, o caminho de instalação deverá aparecer da seguinte forma: C:\Programas\WinSCP3.

Se pretender instalar o programa noutro local do seu computador, navegue para esse mesmo local clicando no botão 'Browse'. Este exemplo aceita a escolha (por omissão) do programa de instalação. Para continuar, clique no botão 'Next' para que apareceça a janela seguinte (abaixo):



Esta janela (acima) permite a escolha dos componentes a serem instalados. A opção apresentada pelo programa de instalação é suficiente e apropriada a uma utilização normal da aplicação para aceder à qualquer conta do servidor AVE. Clique então no botão 'Next' para passar à janela seguinte (abaixo):



A janela acima permite-lhe renomear o atalho que será criado para invocar a aplicação WinSCP. Além desta renomeação, poderá escolher o local do menu de atalhos (botão 'Start' ou 'Iniciar' do Windows) onde esse atalho será inserido, através do botão Browse. Aceitando a opção apresentada pelo programa de instalação, será criado um atalho semelhante ao que apresenta a figura seguinte (abaixo):



Pode então clicar no botão 'Next' da janela actual (semalhante à apresentada na figura acima da anterior) do programa de instalação. Aparecerá uma janela cujo conteúdo se assemelha agora à figura abaixo:



Como o próprio título da janela da figura acima indica, pode agora seleccionar opções adicionais para a instalação da aplicação WinSCP. As opções que aparecem por omissão são aceitáveis e suficientes. Deverá no entanto ter em atenção à possibilidade de criar um ícone de atalho para eventuais outros utilizadores do computador onde vai instalar o WinSCP. Se for caso desse computador ter mais do que um utilizador e pretender que esse(s) outro(s) utilizador(es) possa(m) utilizar o WinSCP, então seleccione a opção 'For all users'.

Para continuar, clique no botão 'Next', mais uma vez. Aparecerá uma janela semelhante à ilustrada na figura seguinte (abaixo):



A janela (acima) apresenta-lhe a possibilidade de optar pelo estilo da interface gráfica da aplicação WinSCP. Duas opções oferecem-se ao instalador. No entanto, após a instalação será sempre possível alterar esta opção através do menu 'Preferences' da aplicação WinSCP. Deixe seleccionada a opção apresentada. Após a instalação do WinSCP e ter acedido à sua conta do AVE, experimente a outra interface e fique com a que mais lhe agradar... Clique no botão 'Next' e veja a janela seguinte (ilustrada a seguir).



A janela ilustrada agora pela figura acima é uma janela onde as opções seleccionadas até aqui estão resumidamente apresentadas. Caso pretenda alterar alguma opção, ainda vai a tempo, clicando no botão 'Back'. Senão, ordene a instalação da aplicação WinSCP no seu computador clicando no botão 'Install'.



Durante o processo de instalação será mostrada uma janela de progresso como a ilustrada pela figura acima. Se o seu computador for sificientemente lento ou você for suficientemente rápido(a) poderá cancelar a instalação da aplicação WinSCP clicando no botão 'Cancel'.

Se deixar este processo seguir até ao fim, aparecerá uma janela semelhante à da figura seguinte:



Alcançada esta janela (acima), a aplicação WinSCP está instalada e pronta a utilizar após ter clicado no botão 'Finish'  e deixado o computador reiniciar.

topo da página

Aceder à sua conta do D.E.E., no servidor AVE

Para aceder à sua conta no servidor AVE, deverá começar por invocar a aplicação WinSCP, clicando (duplo clique) no ícone de atalho eventualmente criado no ambiente de trabalho do seu computador (semelhante ao da figura abaixo), ou clicando no atalho respectivo no menu de programas do Windows.



Uma vez invocada a aplicação, aparece uma janela semelhante à ilustrada pela figura abaixo:



Uma vez exibida esta janela (acima) deverá digitar no campo 'Host name' o caminho do servirdor ao qual pretende aceder. Para o caso do AVE, digitar a seguinte expressão:
ave.dee.isep.ipp.pt

No campo 'username', digite o seu nome de utilizador (que lhe foi fornecido pela comissão que criou a sua conta). A título de exemplo será utilizado aqui o nome username como nome de utilizador com a palavra-chave password. Com os campos 'Host name' e 'username' prenchidos, a janela fica com o aspecto da figura abaixo.



Uma vez inseridos estes dados, poderá clicar no botão 'Save...' para não ter de os digitar novamente, na próxima vez que pretender aceder ao servidor. Obviamente, se pretender guardar estas informações, por razões de segurança de dados, é conveniente não incluir desde já a sua palavre-chave.

Então, clicando no botão 'Save...' aparece uma janela igual à apresentada pela figura a seguir:



Clicando no botão 'OK', a informação introduzida na janela anterior (acima desta) fica gravada com o nome apresentado neste janela (aqui acima), ou com outro nome que tenhamos colocado em substituição, por uma questão de comodidade (e.g., eu_no_ave).

Uma vez clicado no botão 'OK', aparece a janela seguinte (abaixo):



Esta janela (acima) será a janela que aparecerá sempre que invocar a aplicação WinSCP, no futuro. Isto, se tiver previamente gravado os dados de acesso a um servidor.

Continuando com o acesso ao servidor AVE, selecciona-se na janela acima a conta a que se pretende aceder; neste caso, clicando sobre
username@ave.dee.isep.ipp.pt. Para lançar a ligação de acesso, clique no botão 'Login'.

Enquanto a aplicação WinSCP tenta aceder ao servidor, será exibida uma janela semelhante à figura abaixo.



Como o AVE ainda nunca foi acedido, desde que foi instalada a aplicação WinSCP, aparece então um janela como ilustra a figura de baixo.



Esta janela é um aviso de que o servidor que está a aceder pode não ser o que pretende. É-lhe então apresentada uma chave 'rsa2'. Neste caso, sabe-se que se trata do servidor AVE do DEE e por isso, pode clicar no botão 'Yes' para seguir com a conecção.

Como não foi ainda inserido a palavra-chave, aparece uma nova janela para este efeito. Janela esta que se assemelha à da ilustação seguinte:



A introdução da palavra-chave na janela anterior fica ao abrigo de eventuais olhares indiscretos uma vez que a janela apenas apresenta "bolas" pretas em vez dos caracteres digitados, conforme ilustra a figura abaixo.



Uma vez estabelecida com sucesso a ligação entre a aplicação cliente WinSCP e o servidor AVE, aparece a janela de trabalho que poderá ser utilizada para a transferência de ficheiros entre o seu computador e a sua conta neste servidor (abaixo).



Está então realizado o acesso à sua conta no servidor AVE do DEE. Com a janela ilustrada acima, pode transferir ficheiros de qualquer lugar do seu computador para dentro da sua conta (apenas!) ou vice-versa.

topo da página

Intercâmbio de ficheiros entre o computador de trabalho e o servidor AVE

Na janela de trabalho (abaixo) do WinSCP, do lado esquerdo é exibido o conteúdo do seu disco local, no directório em que se encontra, no seu computador. No lado direito é exibido o conteúdo da sua conta.



Para copiar ficheiros de um lado para o outro, basta seleccioná-los com o rato e arrastá-los para o outro lado (a outra máquina). Este processo funciona (obviamente) nos dois sentidos.

Mais informações sobre as capacidades desta aplicação podem ser encontradas no site oficial da mesma em: http://winscp.net/eng/docs/start

topo da página

Problemas no acesso ao servidor

Se a aplicação não conseguir encontrar o servidor AVE aparecerá uma janela semelhante à ilustrada pela figura abaixo:



Clicando sobre o botão 'Abort', a aplicação oferece as possibilidades de terminar a mesma ou de voltar a tentar a ligação. Estas possibilidades são acedidas através da janela que aparece em seguida, conforme a figura abaixo.




Se houver uma falha de ligação na rede informática do DEE enquanto a aplicação WinSCP tenta estabelecer a ligação ao servidor, então será exibida a janela seguinte:



Se a ligação ao servidor for interrompida por alguma falha da rede informática, então será exibida a seguinte janela:



Se houver um problema na autenticação entre a aplicação cliente WinSCP e o servidor AVE, será exibida a janela abaixo. Clicando no botão 'More >>', é mostrada a razão que levou à falha de ligação.




topo da página


(c)Emmanuel Lomba para DEE-ISEP, 2005.